top of page

SEMANA DOS RELACIONAMENTOS CASAL / PARCEIROS/IRMÃOS /AMIGOS/ SÓCIOS


A Base de um relacionamento saudável , seja aqui, de casal, amigos, parceiros, namorados, sócios, está no EQUILÍBRIO do DAR e RECEBER, ou seja na TROCA.

Eu disse TROCA, e não "TROCO" - e posso afirmar, que é nesse ponto, que muitas coisas se confundem, caminhando para possíveis desentendimentos.

O "TROCO" é aquele retorno imediato, onde alguém dá algo de valor maior e você precisa devolver a diferença, porque sente um desconforto imenso ao receber.

Como se o que o outro dá tivesse maior valor e não uma ação entre iguais, "linear".

Há uma obrigação para que tudo fique equiparado, equilibrado, justo.

Diferente do "TROCO" , a "TROCA" é atemporal, ela pode vir de diversas formas. Não precisa ser "na mesma moeda", mas cada um tem a liberdade de "devolver" com aquilo que tem melhor dentro de si, do melhor em si, respeitando quem se é e dando aquilo que se tem, no seu tempo. Nem mais, nem menos.

Na "TROCA" há sempre um DESEJO de retribuir, mas não uma OBRIGAÇÃO.

É uma NUTRIÇÃO do relacionamento, com atitudes honestas, coerentes, espontâneas.

Na fala de Bert Hellinger - " O Equilíbrio está em dar somente o que se tem, e receber somente o que se precisa".

O PARCEIRO/AMIGO/NAMORADO etc... Não é seu pai, (nem sua mãe) não tem que compensar suas carências, suas faltas, não tem que te dar o que te faltou (até porque ele também tem as suas próprias carências e traumas para administrar)...

O relacionamento saudável é constituído de 50% de cada um...

Cada um dá o que tem. Cada um faz o que pode.

E faz por si, não para compensar ou completar o vazio que o outro deixou ou não fez.

Se um avança (nos 50%) para tentar preencher o vazio, há uma invasão de espaço, ultrapassando os limites do parceiro, e a energia que existe "no meio" dos dois, vai "empurrando" o parceiro para fora da relação..

Daí você se pergunta: Mas o que aconteceu?

Não se pode viver pelo outro. Não se pode fazer pelo outro.

Por trás dessa atitude está a "arrogância" de achar que o outro não dá conta, que não sera capaz de fazer.

É desacreditar. É atrofiar a capacidade do outro em si mesmo.

Só resta ao outro, ir embora. Já que não se vê respeitado na pessoa que ele é.

Como está o seu relacionamento? Qual o limite que você utiliza?

Está nos seus 50%?

Confia que o outro é capaz de fazer o seu melhor com os 50% que cabe a ele?

 
 
 

Comentários


©2022 por TUDO POR AMOR - CONSTELAÇÃO FAMILIAR. Orgulhosamente criado com Wix.com

bottom of page